ARTIGO DE OPINIÃO
Aula 1: Reconhecendo um artigo de opinião
Caro aluno,
Nesta aula vamos aprender a reconhecer as características do texto dissertativo "artigo de opinião" ou em inglês, "opinion article/opinion piece".
Neste tipo de texto, o autor expõe sua opinião diante de algum tema. Ele usa de argumentos para sustentar o que ele pensa sobre um determinado fato.
Geralmente um artigo de opinião (opinion article) gira em torno de um tema polêmico, que pode ser a respeito de um fato social da atualidade.
As características de um artigo de opinião são a persuasão (quando o autor tenta convencer o leitor sobre o que ele pensa a respeito do fato), linguagem objetiva e, geralmente, é um texto escrito em primeira pessoa. O autor do texto utiliza-se de informações precisas dando o seu ponto de vista sobre o tema.
Em inglês, este tipo de texto segue as mesmas características de português. O autor pode se utilizar de estruturas lingüísticas tais como as apresentadas abaixo para dar sua opinião sobre um fato.
I think that..... (Eu acho que....)
In my opinion.... (Na minha opinião....)
To me.... (Para mim,....)
I personally believe ... (Eu pessoalmente acho...)
I truly think... (eu verdadeiramente acho....)
Pense um pouco sobre os seguintes fatos e assinale a resposta de acordo com a sua opinião:
(A)
_Do you believe in love in high school?
(believe=é o verbo crer, acreditar, high school=ensino médio ou escola)
_Yes, I do.
_No, I don’t.
_No, I don’t.
(B)
_Does it exist?
_Yes, it does.
_No, it doesn’t.
Clique aqui para responder as questões da Atividade 7.
Aula 2: Identificando o argumento no texto
É característica de um artigo de opinião/"opinion article" o uso de argumentos. Através do uso de argumentos é que defendemos e provamos nossas ideias a respeito de um fato. A argumentação tem como objetivo convencer alguém para que essa pessoa mude sua opinião a cerca de algo.
No texto da aula 1, a autora mostrou que o amor entre adolescentes pode durar. Ela deu exemplo deste fato usando a seguinte frase em inglês: "I personally know about 4 couples very well that are now happy after being high school sweathearts".
Na próxima atividade, continuaremos trabalhando com o artigo de opinião/opinion article "Teenage Love?". Você responderá algumas perguntas sobre o texto em inglês com os pronomes interrogativos "WHO" (Quem?) e "WHAT" (O que?, Qual?, Quais?).
Clique aqui para responder as questões da Atividade 8.
No texto da aula 1, a autora mostrou que o amor entre adolescentes pode durar. Ela deu exemplo deste fato usando a seguinte frase em inglês: "I personally know about 4 couples very well that are now happy after being high school sweathearts".
Na próxima atividade, continuaremos trabalhando com o artigo de opinião/opinion article "Teenage Love?". Você responderá algumas perguntas sobre o texto em inglês com os pronomes interrogativos "WHO" (Quem?) e "WHAT" (O que?, Qual?, Quais?).
Clique aqui para responder as questões da Atividade 8.
Aula 3: O plural dos substantivos
No artigo de opinião “Teenage Love?”, Meredith citou o seguinte fato que foi usado como sustentação para seu argumento em relação a duração do amor entre adolescentes desde a época de escola “I personally konw about 4 couples.....” (Eu pessoalmente conheço 4 casais....)
Foi usada a palavra “couples”(casais) para exemplificar o fato. O substantivo está no plural.
Forma-se o plural, em inglês, acrescentado “S” aos substantivos, porém, esta não é a única regra de formação do plural, em inglês. Existem as exceções.
Em palavras terminadas em “F” ou “FE”, forma-se o plural trocando-se o “F” ou “FE” pelo “VES”
Ex: knife(faca) - knives(facas); life(vida) - lives(vidas); leaf(folha) - leaves(folhas).
Palavras terminadas em “Y”, precedidas de vogal, acrescenta-se apenas o “S”.
Ex: boy(menino) – boys(meninos); toy(brinquedo) - toys(brinquedos); etc.
Palavras terminadas em “Y” precedidas de consoantes, troca-se o “Y” por “IES”.
Ex: baby(bebê) – babies (bebês), copy(cópia)- copies(cópias); etc.
Palavras terminadas em “s, sh, ch, x, z, o”, acrescenta-se “ES” no final.
Ex: glass(copo) – glasses(copos); brush(escova) – brushes(escovas); beach(praia) - beaches(praias); box(caixa) – boxes(caixas); topaz(topázio) – topazes; tomato(tomate) – tomatoes(tomates); etc.
Existem também certas palavras que apresentam as terminações “o, ch” e formamos o plural acrescentando apenas “s”. São elas:
Photo(s); piano(s); kilo(s); monarch(s); patriarch(s); stomach(s).
Há também palavras em inglês que formam o plural sem “S”. Chamamos de plural irregular.
One child(singular/uma criança)= Two children(plural/duas crianças)
One person(singular/uma pessoa)= Two people(plural/duas pessoas)
One man(singular/um homem)=Two men(plural/dois homens)
Veja outros exemplos: tooth(dente) – teeth(dentes); foot(pé) - feet(pés); mouse (camundongo) – mice(camundongos); woman(mulher) - women(mulheres).
Há também alguns substantivos que apresentam a mesma forma tanto no plural quanto no singular.
Ex; fish (peixe), sheep (ovelha), fruit (fruta)
Foi usada a palavra “couples”(casais) para exemplificar o fato. O substantivo está no plural.
Forma-se o plural, em inglês, acrescentado “S” aos substantivos, porém, esta não é a única regra de formação do plural, em inglês. Existem as exceções.
Em palavras terminadas em “F” ou “FE”, forma-se o plural trocando-se o “F” ou “FE” pelo “VES”
Ex: knife(faca) - knives(facas); life(vida) - lives(vidas); leaf(folha) - leaves(folhas).
Palavras terminadas em “Y”, precedidas de vogal, acrescenta-se apenas o “S”.
Ex: boy(menino) – boys(meninos); toy(brinquedo) - toys(brinquedos); etc.
Palavras terminadas em “Y” precedidas de consoantes, troca-se o “Y” por “IES”.
Ex: baby(bebê) – babies (bebês), copy(cópia)- copies(cópias); etc.
Palavras terminadas em “s, sh, ch, x, z, o”, acrescenta-se “ES” no final.
Ex: glass(copo) – glasses(copos); brush(escova) – brushes(escovas); beach(praia) - beaches(praias); box(caixa) – boxes(caixas); topaz(topázio) – topazes; tomato(tomate) – tomatoes(tomates); etc.
Existem também certas palavras que apresentam as terminações “o, ch” e formamos o plural acrescentando apenas “s”. São elas:
Photo(s); piano(s); kilo(s); monarch(s); patriarch(s); stomach(s).
Há também palavras em inglês que formam o plural sem “S”. Chamamos de plural irregular.
One child(singular/uma criança)= Two children(plural/duas crianças)
One person(singular/uma pessoa)= Two people(plural/duas pessoas)
One man(singular/um homem)=Two men(plural/dois homens)
Veja outros exemplos: tooth(dente) – teeth(dentes); foot(pé) - feet(pés); mouse (camundongo) – mice(camundongos); woman(mulher) - women(mulheres).
Há também alguns substantivos que apresentam a mesma forma tanto no plural quanto no singular.
Ex; fish (peixe), sheep (ovelha), fruit (fruta)
Nenhum comentário:
Postar um comentário