3º bimestre

ARTIGO DE OPINIÃO

Aula 1: Reconhecendo um artigo de opinião


Caro aluno, 


Nesta aula vamos aprender a reconhecer as características do texto dissertativo "artigo de opinião" ou em inglês, "opinion article/opinion piece". 

Neste tipo de texto, o autor expõe sua opinião diante de algum tema. Ele usa de argumentos para sustentar o que ele pensa sobre um determinado fato. 


Geralmente um artigo de opinião (opinion article) gira em torno de um tema polêmico, que pode ser a respeito de um fato social da atualidade. 


As características de um artigo de opinião são a persuasão (quando o autor tenta convencer o leitor sobre o que ele pensa a respeito do fato), linguagem objetiva e, geralmente, é um texto escrito em primeira pessoa. O autor do texto utiliza-se de informações precisas dando o seu ponto de vista sobre o tema. 


Em inglês, este tipo de texto segue as mesmas características de português. O autor pode se utilizar de estruturas lingüísticas tais como as apresentadas abaixo para dar sua opinião sobre um fato. 


I think that..... (Eu acho que....)

In my opinion.... (Na minha opinião....)

To me.... (Para mim,....)

I personally believe ... (Eu pessoalmente acho...)

I truly think... (eu verdadeiramente acho....)


Pense um pouco sobre os seguintes fatos e assinale a resposta de acordo com a sua opinião:


(A)
_Do you believe in love in high school?
(believe=é o verbo crer, acreditar,  high school=ensino médio ou escola)

_Yes, I do.
_No, I don’t. 



(B) 

_Does it exist?


_Yes, it does.

_No, it doesn’t.


Clique aqui para responder as questões da Atividade 7. 

Aula 2: Identificando o argumento no texto

É característica de um artigo de opinião/"opinion article" o uso de argumentos. Através do uso de argumentos é que defendemos e provamos nossas ideias a respeito de um fato. A argumentação tem como objetivo convencer alguém para que essa pessoa mude sua opinião a cerca de algo. 
No texto da aula 1, a autora mostrou que o amor entre adolescentes pode durar. Ela deu exemplo deste fato usando a seguinte frase em inglês: "I personally know about 4 couples very well that are now happy after being high school sweathearts".

Na próxima atividade, continuaremos trabalhando com o artigo de opinião/opinion article "Teenage Love?". Você responderá algumas perguntas sobre o texto em inglês com os pronomes interrogativos "WHO" (Quem?) e "WHAT" (O que?, Qual?, Quais?).

Clique aqui para responder as questões da Atividade 8.




Aula 3: O plural dos substantivos


No artigo de opinião “Teenage Love?”, Meredith citou o seguinte fato que foi usado como sustentação para seu argumento em relação a duração do amor entre adolescentes desde a época de escola “I personally konw about 4 couples.....” (Eu pessoalmente conheço 4 casais....)

Foi usada a palavra “couples”(casais) para exemplificar o fato. O substantivo está no plural.

Forma-se o plural, em inglês, acrescentado “S” aos substantivos, porém, esta não é a única regra de formação do plural, em inglês. Existem as exceções.

Em palavras terminadas em “F” ou “FE”, forma-se o plural trocando-se o “F” ou “FE” pelo “VES”

Ex: knife(faca) - knives(facas); life(vida) - lives(vidas); leaf(folha) - leaves(folhas).

Palavras terminadas em “Y”, precedidas de vogal, acrescenta-se apenas o “S”.

Ex: boy(menino) – boys(meninos); toy(brinquedo) - toys(brinquedos); etc.

Palavras terminadas em “Y” precedidas de consoantes, troca-se o “Y” por “IES”.

Ex: baby(bebê) – babies (bebês), copy(cópia)- copies(cópias); etc.

Palavras terminadas em “s, sh, ch, x, z, o”, acrescenta-se “ES” no final.

Ex: glass(copo) – glasses(copos); brush(escova) – brushes(escovas); beach(praia) - beaches(praias); box(caixa) – boxes(caixas); topaz(topázio) – topazes; tomato(tomate) – tomatoes(tomates); etc.

Existem também certas palavras que apresentam as terminações “o, ch” e formamos o plural acrescentando apenas “s”. São elas:

Photo(s); piano(s); kilo(s); monarch(s); patriarch(s); stomach(s).

Há também palavras em inglês que formam o plural sem “S”. Chamamos de plural irregular.

One child(singular/uma criança)= Two children(plural/duas crianças)
One person(singular/uma pessoa)= Two people(plural/duas pessoas)
One man(singular/um homem)=Two men(plural/dois homens)


Veja outros exemplos: tooth(dente) – teeth(dentes); foot(pé) - feet(pés); mouse (camundongo) – mice(camundongos); woman(mulher) - women(mulheres).

Há também alguns substantivos que apresentam a mesma forma tanto no plural quanto no singular.

Ex; fish (peixe), sheep (ovelha), fruit (fruta)


Clique aqui para responder as questões da Atividade 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário