1º bimestre

SINOPSE

Aula 1: O que é Sinopse?


Caro aluno, muitas pessoas antes de irem ao cinema ou lerem um livro recorrem aos jornais, revistas e sites da internet para saberem um pouco mais sobre a obra desejada. Neste tipo de texto é possível obter informações como, personagens principais, enredo, gênero (comédia, romance, ação, aventura, ficção científica, etc.) do filme ou livro. Este tipo de texto fornece ao espectador ou leitor uma breve descrição da obra que poderá despertar a vontade ou não de assistir ao filme ou ler o livro, caso o espectador ou o leitor ainda não tenha informações suficientes sobre eles.

Quando se trata da sinopse de um filme, o texto pode vir acompanhado de outras informações como, direção, elenco, tempo de duração, gênero, etc.
Sinopses de livros são um pouco diferentes. O leitor poderá encontrar a sinopse na contracapa do próprio livro. O leitor também poderá obter informações sobre o livro desejado em jornais, revistas e sites da internet que fornecerão outros dados como autor, gênero (autoajuda, romance, ficção científica, etc.) ano de lançamento, número de páginas e editora.

Até o presente momento, você já deve ter assistido a vários filmes. Então, nas atividades que faremos a seguir, vamos reconhecer e analisar as características de sinopses de filmes.

Começaremos nossas atividades falando sobre os gêneros dos filmes. Muitas pessoas escolhem os filmes que irão assistir pelo gênero. “-Ah, eu só gosto de assistir filmes de comédia.”
Você também é assim?

Se você já acessou sites de sinopses de filmes em inglês, você deve ter visto palavras como, “sci-fi”, que nada mais é do que o gênero “ficção científica”.
Os gêneros em inglês têm os nomes parecidos com os da língua portuguesa. Veja os gêneros abaixo:
  • COMEDY (comédia), 
  • THRILLER (suspense que pode ter um toque de terror),
  • WESTERN (cowboy ou “faroeste”), 
  • DRAMA (drama), 
  • EPIC (épicos), 
  • DOCUMENTARY (documentário), 
  • SCIENCE FICTION “sci-fi” (ficção científica), 
  • ROMANCE (romance), 
  • ADVENTURE (aventura), 
  • MYSTERY (mistério), 
  • WAR (guerra), 
  • CRIME (crime), 
  • FANTASY (fantasia), 
  • BIOGRAPHY (biografia), 
  • ACTION (ação).




Aula 2: Analisando e reconhecendo uma Sinopse

Veremos a seguir a sinopse de um filme nacional intitulado “Colegas”. Este filme nos mostra o poder de superação de um grupo de jovens portadores de síndrome de Down. A Síndrome de Down é um distúrbio genético. As pessoas portadoras desta síndrome podem apresentar algumas dificuldades na habilidade de raciocínio e desenvolvimento físico e na aparência facial.

Leia a sinopse a seguir. Caso você tenha visto o filme, ficará mais fácil responder as perguntas.

Colegas (Buddies)

Directed by: Marcelo Galvão
Cast: Ariel Goldenberg, Lima Duarte, Leonardo Miggiorin
Genre: Comedy
Produced in: Brazil 

The film tells the story of three young people with Down Syndrome who love movies and work at the video library of the institution where they have always lived in. One day, inspired by the film “Thelma & Louise”, they decide to run away using the gardener’s old car to have a freedom experience. They travel to uncommon places in search of three simple wishes: Stalone wants to see the sea, Aninha looks for a husband and Marcio needs to fly. During this search, they embark on several adventures as if life was just a children’s play.

Fonte: http://blogcolegasofilme.com/about/


Na sinopse do filme “Colegas”, houve a predominância do Presente Simples pois, a intenção do autor foi a de relatar um evento presente.

O Presente Simples também poderá ser usado para expressar verdades universais. Ex. Birds fly.

Veja estas frases da sinopse do filme Colegas.

Stalone, Aninha and Marcio DECIDE to run away from the institution.
Stalone WANTS to see the sea. Aninha LOOKS for a husband and Marcio NEEDS to fly.

Nas frases acima, os personagens do filme expressam seus desejos atuais. Observe que na primeira frase cujos sujeitos são STALONE, ANINHA e MARCIO, o verbo está da seguinte forma; DECIDE e nas demais frases em que temos apenas um sujeito em cada frase, os verbos terminam com S.

Isto se deve ao fato de STALONE, ANINHA e MARCIO constituírem o pronome “THEY”. Logo, o verbo fica da forma normal, ou seja, sem o S.

Nos demais exemplos, os sujeitos são únicos nas frases. Stalone -“HE”, Aninha – “SHE”. Os pronomes “HE e SHE” são pronomes considerados de 3ª pessoa do singular, logo, acrescenta-se “S” ou “ES” no final dos verbos no Presente Simples.

                 Ex: Stalone, Aninha and Marcio work at the video library.
                       THEY WORK at the video library.
                  
                      Marcio needs to fly.
                      HE NEEDS to fly.

Obs.: No Presente Simples em inglês, verbos que terminam em “Y” precedidos de consoante, substituímos o “Y” pelo “I” e acrescentamos “ES” quando o sujeito for HE, SHE ou It, (3ªs pessoas do singular)

               Ex.: Aninha studies at the school library everyday.
                      SHE STUDIES at the school library everyday.

Quando verbos apresentam as terminações “SH, CH, X, O, SS, Z”, acrescenta-se “ES” ao final dos verbos no presente simples cujos sujeitos sejam “HE, SHE ou IT”(3ªs pessoas do singular)

                Ex: Stalone watches lots of films in English.
                      HE WATCHES lots of films in English.

Now hands on! Let’s practice the Simple Present Tense.

Clique para responder as perguntas (Atividade 2.2)

Aula 3: Perguntas no Presente Simples com “How Often”

O Presente Simples também poderá ser usado para descrever ações habituais. Neste caso, podemos usar adverbios ou expressões de frequência tais como ALWAYS (sempre), NEVER (nunca), SOMETIMES (às vezes). Perguntas com a expressão “How often” serão utilizadas para sabermos a frequência destas ações.

Ex: How often do you go to the cinema?
     
      I ALWAYS go to the cinema.

A expressão “HOW OFTEN ...?” significa ‘Com que frequência...?’. Esta pergunta virá normalmente acompanhada dos verbos auxiliares “DO ou DOES” e o restante da frase.

Quando a pergunta se referir aos sujeitos HE ou SHE, usamos o verbo auxiliar “DOES” e o verbo principal voltará para o infinitivo perdendo o “S” ou “ES”. Só colocaremos “S” ou “ES” quando as frases ou respostas forem afirmativas.

Ex: How often does Aninha read a book?
     
      She never READS a book.

Ainda falando sobre o filme “Colegas”, complete o exercício a seguir sobre a rotina de Marcio na instituição onde vive.

10 comentários:

  1. ñ consegui fazer nem uma das atividades

    ResponderExcluir
  2. Olá Lívia,
    Como comentei em aula, as atividades só estarão disponíveis na próxima semana. Ainda estou terminando de produzir o blog. Apenas divulguei o link e o início da matéria.
    Paz e bem,
    Profª Renata

    ResponderExcluir
  3. Olá professora Renata, então estou aqui tentando acessar o formulário 3) "How Often", só que nao estou conseguindo entrar.
    Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Olá Anna,
    Eu não liberei esta atividade pois ainda não expliquei o seu conteúdo em aula. Pedi apenas para fazer as atividades 1 e 2 por enquanto.
    Paz e bem.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. oi boa tarde sou aluna nova estou tentando fazer os exercicio e não estão abrindo como faço para fazer os exercicios ? sou da 3001

    ResponderExcluir
  7. Olá Menina Super Poderosa,
    Bem-vinda à turma 3001. Solicitei aos alunos que estudassem o conteúdo postado neste blog na página do 2º bimestre. E também que realizassem os exercícios que lá estão. As atividades desta página já foram feitas e corrigidas no 1º bimestre, por isso estão fechadas.
    Caso ainda tenha dúvidas, pode postar mais comentários aqui ou me procurar no Facebook.
    Paz e bem,
    Renata

    ResponderExcluir